Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

SP - Junta Comercial e entidades lançam Manual de Autenticação dos Livros Digitais - SPED Contábil

Desde a última segunda-feira, 31, o Manual já está disponível para consulta e download na página da Jucesp na internet.

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), órgão subordinado à Secretaria da Fazenda, acaba de lançar o Manual de Autenticação dos Livros Digitais-SPED Contábil, cuja integra já está disponível para consulta e download gratuitamente no site do órgão. A edição do manual tem por objetivo auxiliar empresários e profissionais contábeis para esclarecer as mudanças na metodologia de autenticação dos Livros Diários e Auxiliares da contabilidade das empresas nas Juntas Comerciais.

Para a realização do trabalho, a Jucesp contou com a colaboração da editora FISCOSoft e o apoio da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

De acordo com o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Valdir Saviolli, o lançamento do Manual de Autenticação dos Livros Digitais-SPED Contábil ocorre em momento oportuno, pois no próximo dia 30 de junho termina o prazo para que centenas de milhares de empresas tributadas com base no regime de Lucro Real entreguem sua escrituração contábil digital. “Estamos facilitando o cumprimento desta obrigação acessória por parte dos nossos usuários e dos profissionais da contabilidade, uma vez que no Manual podem ser encontradas as respostas para as principais dúvidas das empresas e dos profissionais da contabilidade de todo o país”, ressaltou.

Desde a última segunda-feira, 31, o Manual já está disponível para consulta e download na página da Jucesp na internet.  (http://www.jucesp.fazenda.sp.gov.br). Para facilitar seu acesso e torná-lo acessível a uma gama maior de usuários, a Jucesp autorizou a qualquer entidade a veiculá-lo nos seus portais. Além disso, com o apoio da Fenacon, do Conselho Federal de Contabilidade e da Fundação Brasileira de Contabilidade, o Manual ganhará versão impressa, outro meio para alcançar um grande número de usuários e atingir o objetivo de ampla divulgação dessas informações.

A responsabilidade pela coordenação da edição do Manual foi do contador Nivaldo Cleto, vogal da Jucesp, representante da União, em conjunto com Fabio Rodrigues de Oliveira, advogado e contabilista da FISCOSoft. A elaboração também teve apoio do Coordenador Nacional do Sped Contábil, Márcio Tonelli, Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e da equipe técnica da Junta Comercial do Estado de São Paulo, composta por Antonio Carlos Pontes, Elza Mendes de Oliveira, Ieda de Freitas, Jorge Ribeiro Cruz, Kátia Regina Bueno de Godoy, Mirtes Yayoi Misu Ribeiro e Yukiji Yagasaki.